segunda-feira, 26 de maio de 2008

Saudade

Saudade! Pode ser comparada a um ferimento feito à faca, difícil de ser cicatrizado.
Domingo, um dia a mais no calendário, igual a todos os domingos. Você acorda, faz o de sempre, toma banho, vai comer, assistir televisão e vê que não tem nada de interessante passando; depois vai para o computador e começa a “navegar” na internet como sempre faz.

Mas de repente esse domingo não é mais um daqueles domingos como sempre. Algo de estranho vem lhe incomodando. Sua memória começa a lhe trair, traz até os seus pensamentos coisas que você vem tentando não pensar a tempos; fatos que você não quer lembrar de forma alguma, até para o seu próprio bem, sendo que não são opcionais, simplesmente eles vem lhe perturbar no momento mais inoportuno possível. Você vinha fingindo tão bem, até conseguiu fazer com que todos ao seu redor acreditassem que você estava perfeitamente bem.

É ai que está o maior engano de todos: quem pensa que você está super bem, de longe, está equivocado, pois você vem se enganando, tentando esconder de tudo e de todos o que realmente vem sentindo. Cansado de perguntas, da curiosidade alheia, e de dar respostas vagas ou limitadas. Cansado também de ver o sofrimento dos outros por sua causa, e ai você resolve incubar dentro de você todo o seu sentimento que causa sofrimento a quem está ao seu redor e, principalmente, a você.

Saudade era pra ser um sentimento bom. Ela é, em certas ocasiões, saudade dos pais, saudade de um amigo que foi para fora do país ganhar a vida, saudade de um tio ou tia, de um avô ou avó, saudade de um amor que teve que viajar no final de semana passado para um congresso e até hoje não voltou ainda. Enfim, saudade é um sentimento bom quando ele pode ser extinto com a volta do congresso ou com uma viagem ao interior para visitar seus avós.

Sendo que a saudade se faz bastante traiçoeira. Ela parece ser muito forte, mas traiçoeira é a palavra mais apropriada para tal. você vem obtendo sucesso profissional, pessoal e para quem vê de fora sucesso emocional e tudo em marcha acelerada. Você em perfeita sintonia com a vida, e a saudade vem desafinar tudo, mas você sempre estará sujeito a esse tipo de recaída, até por que vem guardando sentimentos dentro de você, e é natural para qualquer ser humano um dia estourará, no dia mais normal de todos, no dia com o céu mais azul impossível, no dia que você está completamente “feliz”, mas como ninguém fica 100% feliz...

Sabe, você terá inúmeras recaídas dessas, até um dia aprender a ultrapassar esse muro que foi criado. Um dia você vai olhar para trás e vai rir, rir muito de tudo isso; vai estar tão feliz que isso nem lhe afetará mais, será lembrado apenas como uma fase passageira de sua vida, isso se for lembrado. Mas como um ferimento à faca, terá de ser bem cuidado e sarado, mas isso demora e muito, e, durante boa parte desse tempo, você sentirá o incomodo da dor.

Autor: Wagner Sales
Correção/Edição: Mariana Barros

Um comentário:

Unknown disse...

Antes de eu ir dormir, preciso deixar uma coisa aqui..... depois se quiser vc apaga, mas vou falar!!
Eu particularmente já li muitos textos, mas desse rapaz aqui, é especial. Qdo li pela primeira vez, logo me dei conta que eram textos que eu consegui compreendê-lo. Palavras que nos fazem entrar dentro delas e interpretá-las a partir de nossa realidade.... é fácil nos identificar com ele. Parece que eles expressam nossas próprias experiências, sentimentos e pensamentos. Não parece uma história estranha, mesmo sabendo que vem de dentro do coração de uma pessoa que está expressando seus próprios sentimentos. Qualquer pessoa se identificará com eles.
Não é pra puxar o saco não.. se tivesse ruim eu ia falar..
Bjuss meu escritorzinho preferidu!!
*JU*

“O grande escritor não precisa ser nem muito inteligente nem muito culto. A inteligência e a cultura são contudo indispensáveis nos escritores menores”.